sexta-feira, 22 de junho de 2012

A Herança Jesuítica revisitada: as múltiplas faces do patrimônio histórico como instrumentalização pedagógica e exercício de cidadania


Igreja e Colégio de Santo Alexandre (Museu de Arte Sacra do Pará ); by Fabrício Ivan 


Este blog será utilizado como espaço de debates e divulgação dos eventos e dos resultados obtidos no projeto “A herança jesuítica revisitada: as múltiplas faces do patrimônio histórico como instrumentalização pedagógica e exercício de cidadania”. Este projeto foi elaborado para difundir a importância do Patrimônio Histórico-Cultural como instrumento de construção da cidadania. 


Consideramos que a pesquisa e a extensão são dois pilares fundamentais para a sustentação de uma educação voltada à formação de cidadãos verdadeiramente críticos.  Partindo das premissas de que: difundir a valorização patrimonial é um direito e um dever da comunidade e que a participação ativa da sociedade civil no processo de preservação se constituirá em elemento fundamental para oportunizar o sentimento de identidade cultural e pertencimento a uma determinada sociedade, um de nossos objetivos é criar elementos materiais que viabilizem o uso do conhecimento sobre o patrimônio histórico como instrumento pedagógico.


Buscamos a interface entre história, museologia e antropologia, na medida em que, a exemplo da ideia de temporalidade, as relações construídas entre passado e presente carecem, além da visão diacrônica, de serem arguidas em uma perspectiva sincrônica.

Desejamos que este trabalho de educação sensibilize os indivíduos de que os bens culturais que formam o patrimônio histórico pertencem a eles e á coletividade, enquanto agentes histórico-sociais, ao mesmo tempo em que discutiremos em que medida estes bens podem ser identificados como lugares de memória de uma sociedade. 

Um comentário: